domingo, 29 de março de 2009

As tendências em tecidos que estão virando moda na decoração

Dois milhões e meio de metros de tecidos por mês, esta é a produção estimada que sai das máquinas das 22 empresas que compõem o TexBrasil Décor (Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT). E, para manter esse ritmo, as empresas estão investindo cada vez mais em máquinas e equipamentos para que os processos se tornem mais produtivos, e inovado no lançamento de suas coleções, muitas vezes, apostando em tendências que estão intimamente ligadas ao universo da moda.

"As informações flutuam de um setor a outro, dentro de uma mesma cadeia de produção. Elementos coincidentes entre moda e decoração são frequentes, principalmente da moda para a decoração, pois a primeira está constantemente lançando produtos a cada estação", explica Ramiro Sanchez Palma, Coordenador do TexBrasil Décor.

Para Claudia Lellis, da Leslie, empresa integrante do TexBrasil Décor, a moda sempre foi mais ousada, e foi quem começou, por exemplo, com os metálicos, que logo a decoração adaptou e fez uma releitura dessa tendência. "O consumidor quer agora `vestir´ sua casa e criar um ambiente mais agradável e moderno, e busca inspiração na moda, pois é um mercado mais acessível", completa.

Segundo Claudia, a decoração está cada vez mais aberta para cores, padrões fortes, tecidos diferentes e inovadores. "As listras mais coloridas e pesadas e as listras mais clássicas com repetição grande foram os tecidos mais procurados no ano passado, com destaque para o puro linho com diferentes texturas e cores e o Eco Leslie, produzido a partir do resíduo da fibra que sobra no processo de fiação dos tecidos".

Além dos Metálicos, neste último ano as empresas também apostaram nos tecidos Naturais, Black and White, Étnicos e Tartans Escoceses, e o balanço de 2008 não poderia ser mellhor. "Os brilhantes e xadrezes caíram no gosto dos compradores e as tendências realmente se confirmaram. Os tecidos mais procurados nas feiras foram principalmente os tecidos com brilho, lurex e tons de prata. Os metálicos estão sendo aplicados mais em cortinas e os xadrezes na decoração de quartos, salas de jantar e estofados", conta Juliana Ricci, da Tecelagem Panamericana.

Seguindo fortemente essa tendência pelos naturais, a Temar lançou a linha intitulada "Bambu", que traz mais de 300 opções de tecidos entre lisos e estampados. Todos produzidos com fibras 100% naturais, uma mistura de algodão com fibra de bambu, um material com propriedades anti-bactericidas e proteção contra os raios UV. "O Bambu tem sido muito procurado, eles são novos no Brasil para a decoração, e a Temar tem exclusividade nesse produto. Eles são indicados para alta decoração. Nossa coleção tem um total de 18 desenhos, com 6 cores para cada um. Todos possuem seus composês jacquard + liso", explica Eric Martins, do setor de desenvolvimento da Temar.

Para Ramiro, as feiras que acontecem durante o ano funcionam como um termômetro para mostrar quais tendências realmente serão moda nas próximas estações. "Nós lançamos nossas coleções, mas são os compradores, através do volume de pedidos que fazem, que sinalizam para o grupo o que realmente caiu no gosto popular. E como grandes fornecedores da indústria moveleira, distribuidores e atacadistas sabemos o que foi comprado, portanto o que vai fazer parte da decoração na casa das pessoas".

por Zildda Brandaoh

Nenhum comentário: