domingo, 29 de março de 2009

Luzes!

O toque de uma decoração é a iluminação; é ela quem dá o tom final

Para enólogos e afins

A decoração de um ambiente vai muito além da escolha do mobiliário, tecidos, cores e texturas. Ela é responsável pelo clima, pelo aconchego e para o efeito que se pretende dar em determinado momento. Isso porque iluminar é nada mais do que criar um ambiente cenográfico. Com ela é possível dar destaque para um objeto de arte, para uma determinada planta no jardim, para criar uma situação romântica ou mesmo invernal. Pode ainda, dar um clima de festa. Enfim, para cada situação, um projeto luminotécnico específico. É portanto, o agente de percepção e compreensão dos ambientes.

Há no mercado inúmeras formas, modelos e cores de iluminação, por meio de luminárias, abajures, plafons, pendentes, spots entre outros. Além disso, há diversas opções de lâmpadas que além de deixar as residências e até mesmo os escritórios, têm a vantagem de consumir menos energia. Veja abaixo, as dicas do gerente de marketing da Startec, Walter Fioretto Campagnare, sobre os tipos de lâmpadas e sua utilização.

  • Dicróica – Possui 90 de IRC – índice de Reprodução de Cores -, 4 mil horas de tempo de vida, além de potentes emissores de luz de alto brilho, em diversas tonalidades de cores e podem ser utilizadas em ambientes decorativos, residencial e comercial.

  • Fluorescente – Possui de 60 a 90 de IRC; 12 mil horas de tempo de vida, é limitada por baixa potência, além de possuir tonalidade de iluminação branca e amarela. Pode ser utilizadas em estúdios e escritórios. Em residências pode ser utilizada em cozinhas, lavanderias e escritórios.

  • Halógena – Apresenta 100 de IRC e possui de 2 a 4 mil horas de tempo de vida. Gasta mais energia, mas oferece mais potência luminosa, possui tonaldiade de iluminação branca e amarela. Pode ser utilizada em todos os ambientes da casa, inclusive para destaque de pontos ou objetos específicos, na iluminação indireta ou na criação de efeitos especiais.

  • candescente – Possui 100 de IRC e 1.000 horas de tempo de vida. Gasta mais energia se comparada com a lâmpada eletrônica; entretanto possui menor preço. Apresenta tonalidade de iluminação amarela e pode ser utilizada em ambientes residenciais, com pouca iluminação. As incandescentes leitosas são fontes difusas, elas têm muita aplicabilidade em luminárias decorativas.

  • Lâmpada Par – Possui 100 de IRC e uma média de 6 mil horas de vida. Trata-se de uma lâmpada refletora, com preciso facho de luz, muito brilho e definição. Apresenta diversas cores na tonalidade de iluminação amarela e pode ser utilizada para criar concentrações de luz em vitrines, jardins e iluminação pública.

  • LED – O Led possui 70 de IRC e uma média de 2 a 4 mil horas de tempo de vida. Com preço salgado, ela ilumina pouco. Apresenta diversas tonalidades de cores e pode ser utilizada em ambientes de decoração.

Via Primeiramão

Nenhum comentário: