sexta-feira, 10 de abril de 2009

Estilo selvagem

As estampas de bichos estão em alta na decoração. O charme de tecidos tigrados, zebrados e crocos, somados a elementos que remetem à África, garantem um ar ousado aos ambientes

Há personalidades do jetset que são simplesmente apaixonadas pela estamparia a la safari. Na listagem, a socialite Carmen Mayrink Veiga, a exemplo, tem um banheiro com paredes e móveis em estamparia de onça. A modelo Luiza Brunet também é fã assumida do estilo. E não são apenas nas estampas que os bichos andam soltos, já existem até mesmo granitos, como o Persa Light, que imitam estampas de bichos.

Zebras, tigres, onças, leopardos, cobras, girafas, a verdade é que os bichos nunca caíram de moda, segundo a designer de interiores Christina Praddo, que, além de desenhar objetos com esse estilo para seus clientes, as utiliza em seu escritório e sala de casa. “As estampas de bichos são eternas, não vão deixar de ser objeto de desejo nunca”, afirma. Estampas que lembram peles de animais chamam a atenção e o que antes era considerado um gosto exclusivamente feminino e com um certo apelo sensual, aos poucos, caiu no gosto popular e hoje é sinônimo de irreverência e modernidade. Christina diz que já decorou ambientes para pessoas de várias idades e perfis seguindo o estilo. “Montamos quartos de adolescentes, suítes de casais e salas de estar com essa proposta. Já a arquiteta Luciana Passamani garante que na hora de decorar um ambiente tudo depende da personalidade do dono da casa. “Se for um cliente mais tradicional, é melhor restringir o estilo nos ambientes mais íntimos, como quartos e closets de moças, por exemplo. Mas se o cliente for moderno e ousado, as estampas de bichos podem ser utilizadas em qualquer ambiente”, diz. Na medida certa Ter bom senso é algo extremamente importante na hora de decorar um ambiente com esse tipo de estampa, de acordo com Luciana Passamani. “É melhor que se busque uma decoração com detalhes que façam a diferença. Os motivos de bichos garantem uma pitada de humor à decoração e devem ser utilizados, preferencialmente, em acessórios, que podem ser trocados com mais frequência que os móveis”, sugere. O importante, segundo ela, é nunca misturar as estampas. Uma sala, por exemplo, decorada com estampa de zebra não deve receber outro objeto com estampa diferente. “Misturar mais de uma estampa no mesmo ambiente é correr o risco de deixar a casa com cara de zoológico”, alerta.
“O grande segredo para montar um ambiente legal é manter paredes e móveis fixos em tons neutros para poder brincar justamente com os acessórios. Combinar cores como branco, preto, cinza, marrom e bege são apostas certas e deixam o espaço moderno e requintado. Para as pessoas mais ousadas, misturar pink, uva, vermelho e ferrugem dão um toque irreverente à decoração”, completa Luciana Passamani. O mercado hoje oferece uma infinidade de objetos com motivos de bichos. Entre eles, jogos americanos, louças, porta-retratos, colchas, mantas e bandejas, entre outros. A arquiteta explica ainda que existem objetos que recebem bem a forração com tecido, como as cúpulas de abajures, e outros como os sofás e pufes que ganham capas laváveis e removíveis. “As almofadas também são uma boa escolha, pois alteram o ambiente com uma simples troca de capas”, conclui.

Fonte: Jornal Comunidade

Nenhum comentário: