sábado, 4 de abril de 2009

A Páscoa Cristã e a Judaica

Nodomingo de Páscoa, milhões de brasileiros estarão celebrando a Páscoa. Alguns farão almoços, uns comerão peixes, principalmente o bacalhau, apesar de seu alto preço. O chocolate, os ovos do "coelho da páscoa", de todos os tamanhos farão parte das mesas de muitos brasileiros, de norte a sul, de leste a oeste deste território.

Quando analisamos a Bíblia, encontramos duas páscoas com significados diferentes. A páscoa judaica, com suas ervas amargas, o pão sem fermento, o cordeiro e o povo vestido para sair do Egito rapidamente, com destino a uma terra prometida, que Abraão e os demais pais da fé estavam ansiando. A palavra "páscoa" (pessach, em hebraico) significa "passar por cima", e foi o que ocorreu ao povo de Israel, que naquela noite sacrificou o cordeiro e pôs o sangue nos umbrais das portas e, passando o anjo da morte, vendo o sangue, passou por cima daquelas casas, matando todos os primogênitos do povo egípcio (Êxodo 12).

O povo de Israel, desde aquele dia, comemora a Páscoa que significa: a saída da escravidão do Egito, da ditadura de Faraó, para a entrada na terra prometida debaixo das Poderosas Mãos do Senhor, o Deus dos exércitos.

E a Páscoa Cristã, o que significa? Paulo, escrevendo aos crentes de Corinto, disse: "Alimpai-vos pois do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." (1 Coríntios 5:7).

O Cordeiro que derramou o sangue para livrar-nos da morte eterna é Jesus. Sim! Aquele que tira o pecado do mundo, como escreveu João Batista. Cristo é a nossa páscoa, pois através de seu sangue, somos livres da escravidão do Faraó (Satanás) e do pecado (Egito), passando (por cima) da morte espiritual, para a vida eterna com Deus.

Páscoa não é festa de chocolates, nem de comer peixes! Para os judeus, é festa de libertação da escravidão para uma vida plena na terra prometida. E, para os cristãos, libertação do poder do pecado, da escravidão espiritual, para a liberdade em Cristo Jesus, e o inicio de uma caminhada com Deus rumo ao céu.

Celebremos Jesus, pois Ele é a nossa páscoa! Celebremos sua ressurreição, a vitória sobre a morte, sobre o pecado e sobre o diabo na cruz do calvário. Glorifiquemos o Nome do Senhor todos os dias, e não nos esqueçamos do que Ele fez por nós, tornando-se o nosso Salvador e Senhor.

Que para Ele seja toda a glória!

No amor de Jesus, nossa Páscoa,

Pr Almyr Ricardo(texto tirado da Internet)

Arranjos que encantam: use a criatividade e monte o seu

Você pode dar um toque diferente na decoração da sua casa toda semana, basta usar arranjos de flores ou plantas. Além de trazer um clima de paz, é uma terapia cuidar e apreciar a beleza delas. A proprietária da Leti Flores, Letícia Araújo, aconselha optar por espécies que durem mais dentro de casa. Ela cita a Orquídea, Begônia, Azaléia, Campanola Roxa. “Essas flores são plantadas e duram até 20 dias, sem problema”. Mas Letícia diz que há quem prefira usar as Rosas, Lírios e Gérbera. “Nesse caso, a troca deve ser feita uma vez por semana”, ressalta ela.

Já que estamos no mês do Natal, ela aconselha usar flores que retratam bem a data. “Bico de papagaio e Antúrio Vermelho são ótimas opções, são bem procuradas nesta época do ano”.

Letícia lembra da importância de escolher um belo vaso para colocar as flores. Não é preciso comprar um vaso caro nem ter o treinamento de um florista profissional. “Vale a pena usar a criatividade e transformar também algumas peças em vasos. Não adiante ter uma flor ou planta maravilhosa, se colocar em um local que não combina”, diz.

Confira algumas opções:

No bule de porcelana

Uma peça simples e delicada deu origem a este arranjo. De porcelana com alça banhada de ouro, a leiteira acomodou um cacho de sementes da árvore santa-bárbara.

Uma a uma

Argolas acrílicas interligam os tubos de ensaio, que funcionam como solitários. O vaso flexível combinou bem com as hastes longilíneas e limpas das tulipas.

Buquê clássico

O segredo da disposição perfeita das rosas colombianas no vaso de resina polida está na ordem de colocação. Comece das bordas. Assim, as hastes se entrelaçam no interior do recipiente e acomodam melhor as flores do miolo.

Garrafas de saquê

Vazios, os vidros com rótulos orientais viraram vasos. Eles serviram de suporte para a folhagem de dracena (no recipiente menor) e para as alpínias. O truque de harmonia está na altura de cada planta, que atingiu no máximo um palmo a mais do que a altura da garrafa.

Globo de prata

Ao refletir o que está em volta, o vaso empresta um efeito lúdico à decoração.

Arranjo duplo Mesmo transparentes, os vasos de cristal com miniantúrios não passam despercebidos.

Mais várias opções de vasos para seu arranjo:

Fotos: Revista Casa Cláudia

Casa de praia: cores fortes para os momentos de lazer

A moda no verão pede cores mais vibrantes e alegres, e por que não usá-las também na decoração da sua casa praia? Assim você cria ambientes bonitos e com uma atmosfera feliz e de bem-estar.

Cores quentes garantem aconchego e revelam a personalidade divertida dos moradores. Para a composição dar certo, as cores devem vir da mesma gama de tons. Coloque uma pitada aqui e outra ali dos matizes que mais lhe agradam. Uma combinação bem dosada, mesmo entre tons fortes, pode aquietar o espírito e intensificar a alegria. Lembrando que nuances muito picantes também não se afinam com pessoas muito agitadas, sob o risco de uma overdose. Busque a harmonia pontuando o espaço com uma tonalidade neutra.

Uma paleta de tonalidades neutras não precisa ser monótona. O truque? Equilibrar tons fortes e delicados do mesmo matiz na decoração. Peças com diferentes graduações de bege podem gerar uma atmosfera estimulante, pois o olhar se encanta com o vai-e-vem das nuances. Quando o dourado se une ao cáqui e ao bege, o resultado é uma vibração calma e aconchegante.

Ao lado do branco, o turquesa pode ser usado para propor um jogo relaxante. Por causa dessa capacidade de introspecção, o tom azul estimula um sentido de refúgio próprio para dissolver a tensão do dia-a-dia.

Tingir paredes de verde pode avivar lembranças cheias de frescor: um gole de chá de menta, uma brisa, um passeio na montanha. Como perpetua a sensação de encontro com a mata, o verde é sempre bem-vindo dentro de casa. De personalidade extrovertida até nas nuances mais aquareladas, o matiz se contrapõe à sobriedade do cinza com elegância e alegria. Os tons derivados do rosa também garantem uma dose de calor quando combinada com cores frias. A cor aceita bem a companhia tranqüilizadora de nuances próximas, como o roxo e o lilás.

Com informações da Revista Casa Cláudia