terça-feira, 14 de abril de 2009

Isaque e Rebeca

Assim como os pássaros precisam de um ninho, todo ser humano precisa de um lar. Por isso, o casamento se reveste de fundamental importância, suprindo necessidades afetivas e propiciando a condição para que a sexualidade seja vivida com responsabilidade e compromisso, de modo que os filhos sejam gerados e formados em um ambiente de amor e segurança. Algo que nos chama a atenção na experiência de Isaque e Rebeca é que eles não namoraram antes do casamento (Gn 24). Esse detalhe está diretamente ligado à cultura daquele povo naquela época, e não é nosso propósito copiar seus costumes. Alguém diria: “Isaque usava lamparina, mas nós temos lâmpadas elétricas”. Sem dúvida, eu também sou moderno e usufruo os benefícios da eletricidade, mas morrer eletrocutado já é modernidade demais. Vivemos em outra era e não vamos voltar ao passado. Entretanto, precisamos tomar cuidado com a nossa cultura, que se torna cada vez mais permissiva e destrutiva. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio através da sabedoria que a palavra de Deus nos ensina.

RELAÇÕES MODERNAS

O namoro inventado pelo mundo ocidental tem seus aspectos positivos, permitindo que os pretendentes se conheçam e confirmem suas afinidades e propósitos. Entretanto, esse tipo de relacionamento também pode trazer uma série de transtornos. O namoro é uma relação muito mais flexível do que o casamento. Trata-se de um compromisso mais fraco, sem a regulamentação rígida das leis. Tais características facilitam a relação, mas podem também banalizá-la. Fato é que muitos namoros incluem o relacionamento sexual, ou seja, na prática, trazem alguns benefícios do casamento sem as respectivas responsabilidades. É como se, pelo fato de estarem namorando, as pessoas adquirissem direitos mútuos sobre seus corpos. Esse aspecto da cultura moderna oficializa a prática pecaminosa, fazendo com que muitos vivam numa espécie de prostituição gratuita.

“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão” (1Tm 6.11).

O verdadeiro cristão deve tomar cuidado para que sua vida não seja destruída por uma situação desse tipo, que pode se tornar a brecha que o diabo procura para causar uma grande desolação. O que parece uma oportunidade pode ser uma cilada.

Os que entraram por esse caminho têm a opção de se casarem, regularizando seu estado diante de Deus e dos homens. Todavia, algumas pessoas não pretendem se comprometer, estando apenas à procura do seu próprio prazer imediato, em detrimento, talvez, de uma das partes, geralmente da mulher, que deseja constituir um lar. Situações assim podem culminar em gravidez indesejada, aborto, separação, mágoa, e dificuldades nos relacionamentos futuros.

O TEMPO

Isaque tinha 40 anos quando se uniu a Rebeca. Para ele era o tempo certo. É compreensível que as pessoas se casem em idade bem inferior à de Isaque, porque a expectativa de vida é bem menor hoje. Contudo, o que se observa não é tanto a realização de casamentos, mas pessoas namorando cada vez mais cedo, ainda no início da adolescência. Não posso nem pretendo definir regras e idades, mas apenas chamar a atenção para o bom senso, principalmente dos pais, que permitem que seus filhos sejam levados pela onda do mundo, sem que tenham idade suficiente para medirem as conseqüências de seus relacionamentos.

O cristão não deve namorar para se divertir, distrair ou para satisfazer seus instintos carnais. O namoro deve ter por objetivo o casamento, embora possa ser interrompido antes disso. Namoros levianos, sem propósito, fora do tempo, podem prejudicar toda a vida dos envolvidos. É como colher um fruto verde, que poderá não ser útil depois. Além da motivação dos desejos físicos e das paixões juvenis, parece que o jovem se vê diante da obrigação de namorar, porque seus amigos estão namorando. E, quando namora, parece que tem a obrigação de praticar o sexo. Alguns dizem até que se trata de uma prova de amor. É mentira do diabo. Quem ama espera.

“O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1Co13.4-7).

O sexo cria vínculos, obrigações e expectativas, chegando a alterar o rumo da vida, seja pela gravidez, pelas doenças venéreas ou por um casamento sem a preparação adequada. Quando se permite o envolvimento físico indevido, o aspecto racional das decisões seguintes pode ficar comprometido. Depois que se coloca o barco na correnteza, torna-se difícil o seu controle.

“Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa.” (Pv 24.27). Existe uma época propícia para a dedicação aos estudos e à formação profissional. O ideal é que isto aconteça, ou seja, bem adiantado, antes da constituição familiar. Um namoro com intimidade física, seguido de uma gravidez não programada e um casamento precoce, pode cancelar muitos planos ou dificultá-los consideravelmente.

De qualquer modo, cada pessoa é livre para tomar suas próprias decisões. Não será tão livre, porém, na hora de enfrentar as conseqüências. Cada um escolhe as sementes que deseja semear, mas, no dia da colheita, não poderá escolher os frutos. “Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-se o teu coração nos dias da tua juventude, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.” (Ec 11.9).

::Por Anísio Renato de Andrade

Bacharel em Teologia www.geocities.com/anisiorenato

Colaborador do portal Lagoinha.com

Meu 1º Selinho!!!

Nem sei bem o que é isso, mas pelo que vi por aí é um MIMO... e mimos são sempre bem vindos. Querida Renata Barillari, vindo de você me senti muito feliz!!! Agora preciso indicar 10, é isso? Meio perdida, mas muito feliz, rsrsrsrsrs. Beijos

Pura Elegância

Em Belo Horizonte, a mineira Myrna Porcaro apresenta mais um trabalho onde a elegância prevalece. Revestimentos, mobiliário e detalhes na decoração trouxeram muito conforto para um apartamento que é a "sede" familiar dos clientes

TEXTO MARINA CASTELLAN > FOTOS JOMAR BRAGANÇA
Na página ao lado (sala de jantar), Myrna uniu a excentricidade de uma escultura de parede do polonês Frans Krajcberg à elegância da mesa, desenhada por ela e fabricada pela Marcenaria Brumol, cujo tampo é de espelho bronze. As cadeiras são da linha italiana MisuraEmme, fornecidas pela Collectania. Nesta página, aparadores com iluminação interna entram em harmonia com o estilo contemporâneo de uma tela assinada por Amilcar de Castro, da Galeria Carminha Macedo

Vista da integração do living com a sala de jantar.

No teto, três painéis de madeira ipê com iluminação sobreposta entram em sintonia com duas mesas de corian® da collectania e poltrona revestida de couro caramelo da B&B itália.

No detalhe, no hall do elevador, uma porta foi usada como obra de arte. é uma peça japonesa, da Passado composto, entalhada de madeira com detalhes de ferro fundido e folhas pintadas com ouro

O trabalho da arquiteta Myrna Porcaro, natural de Belo Horizonte, é conhecido pela contemporaneidade, elegância e conforto. Assim, a pedido de um casal com três filhos, Myrna imprimiu seu estilo em um apartamento de 340m2, localizado num lugar de alto padrão da capital mineira, o bairro de Lourdes - segundo ela, "uma região com o metro quadrado mais caro da cidade, com caráter residencial, onde estão os prédios mais luxuosos da capital".

O casal, na faixa dos 50 anos - ele, atuante na construção civil industrial - e seus três filhos, com idades entre 20 e 30 anos, formam uma família de estilo tão requintado quanto o de Myrna, o que resultou numa estimulante sintonia na realização do projeto. Myrna explica que eles buscavam funcionalidade, contemporaneidade e muito conforto. Afinal, o imóvel é a "sede" da família. "Eles recebem muitos amigos e familiares em encontros freqüentes, são bem-humorados, têm bom gosto e queriam integração das áreas sociais para promover esses eventos", conta.

As áreas sociais, as quais Myrna se refere, é um grande living, que também exerce a função de home, integrado a uma sala de jantar, com piso de mármore branco extra, demonstrando uma característica importante desse trabalho: harmonia entre ambientes e móveis, ambos com várias funções num único projeto. Assim como em todo o apartamento, nos ambientes sociais predominam os tons claros, a variação de materiais para evitar monotonia e sistemas automatizados de iluminação, áudio e vídeo. A arquiteta também lembra a qualidade do trabalho de marcenaria, presente em todo o imóvel , conferido em painéis e portas.

No living, a tela de home theater de 100´pode se sobrepor a uma tela contemporânea do artista Martins de Porangaba através de um sistema automatizado, enquanto a estante principal abriga CD, utensílios para bar e aparelhagem de som e vídeo. Um tapete Hemp junto ao mobiliário de extremo conforto, sofás e poltronas italianas e cortinas de seda pura garantem o aspecto "acolhedor" idealizado pela arquiteta, que explica: "O estilo contemporâneo geralmente resulta em ambientes frios. E o que eu busquei foi justamente um contemporâneo 'quente', com sensação de conforto, receptividade e refúgio familiar. Fiz isso por meio de texturas, equilíbrio entre tons e design clean ".

Ampla vista do living, também adaptado para home theater. Ao fundo, uma tela contemporânea está posicionada onde a tela do home theater pode se sobrepor. A simetria do ambiente se faz através da disposição de uma chaise da Érea (lado direito), duas poltronas revestidas de couro verde da B&B Itália (lado esquerdo) e mesa de centro com acabamento de laca cobre metalizado. Acima, vista do mesmo ambiente, porém com a tela do home theater funcionando

A elegância do projeto se consolida no hall de entrada. Um contemporâneo aparador de acrílico contracena com os clássicos lustres de cristal rocha, da Passado Composto, e poltrona italiana com estofado revestido de couro preto. Enquanto isso, o design da banqueta da Empório Beraldin se harmoniza com a estampa do tapete, um patchwork nepalense fornecido pela By Kamy. Acima, o corredor de acesso às áreas íntimas recebeu uma decoração descontraída com tela contemporânea e nicho iluminado com fotografias de Enrica Bernadelli

iluminação interna, que geram um efeito inusitado. Myrna também é lighting designer, dessa forma, ela assinou o projeto de iluminação do apartamento.

Varanda, hall de entrada, cozinha e lavabo também se sobressaem pelo estilo acolhedor. Enquanto as áreas íntimas - quatro suítes - representam o máximo de conforto, criado pelo uso de tecidos variados, como camurça e chenile, além de tonalidades sóbrias voltadas ao gosto dos proprietários. O destaque é o quarto do casal, que une um amplo armário de madeira laqueada de branco e vidro a uma parede espelhada para dar sensação de profundidade e amplitude. Além de criados- mudos espelhados e uma obra de arte de papel machê acima da cabeceira.

Fonte: Terra

CRISTIANISMO PRÁTICO

João 
13:12-17 Alguém calculou que 80% dos ensinamentos de Jesus são práticos e apenas 20% são teóricos ou doutrinários. Não sei se este cálculo é preciso, mas sei que Jesus dá muita ênfase à vida diária. Claro, quem somos vem antes do que fazemos. A fé em Cristo continua sendo o mais importante. Mas a fé deve resultar em ações práticas de obediência como a bondade e ajuda aos pobres. Afinal, Jesus perguntou enfaticamente: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46-48). Lembro-me de uma história sobre um soldado americano aquartelado na Inglaterra, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial. Ao dirigir um jipe rumo ao quartel, ele viu um garoto fitando deliciosos doces na janela de uma confeitaria. Ele estacionou o veículo, aproximou-se do garoto e perguntou: “Você quer um desses doces?”. “Sim,” respondeu o garoto, “com certeza!”. O soldado entrou, comprou alguns docinhos e os levou ao garoto. Virando-se para ir embora, o soldado sentiu o garoto puxar sua camisa e perguntar: “Senhor, você é Deus?”. Nosso mundo caído precisa de servos que reflitam o caráter de Deus através da sua maneira de viver. Isso é cristianismo prático. Ore Senhor, tu nos ensinaste que o carinho e o serviço aos outros são maneiras práticas de vivermos contigo. Enche-nos a cada dia com o teu amor, e desperta-nos para uma fé viva e atuante. Amém. Pense Quem está precisando do meu serviço, hoje? Cadadia.com