segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

IDADE E TEMPO

Lucas 
2:36-38

Lucas conta detalhes sobre Ana. Ela fora casada por sete anos, tinha ficado viúva e agora estava com oitenta e quatro anos. Quando seu casamento terminou, tão prematuramente, ela dedicou sua vida a outro compromisso: ir ao templo para jejuar, orar e adorar. Ana é o tipo de pessoa que, imaginamos, tenha sido chamada para uma missão especial nesse drama divino. Os pastores eram tipos rudes. Os magos eram os personagens não-judeus. Mas Ana era uma mulher piedosa, dedicada a Deus, desde muito antes de seu encontro com o bebê Jesus. Ela era semelhante a outros piedosos servos de Deus, como Simeão, Zacarias e Izabel.

Algumas vezes, damos ênfase demais ao fato de que Deus reuniu pessoas um tanto inesperadas em seu plano. Mas Deus nos encoraja, ao incluir Ana e outras pessoas comuns como ela, no plano da Redenção.

Outro detalhe é que Ana era da tribo de Asa, uma das dez tribos do norte de Israel. Essas tribos desapareceram nas Escrituras, desde que os assírios as conquistaram e dispersaram, setecentos anos antes de Cristo (2 Reis 17). Mas, de repente, encontramos aqui uma de suas descendentes, preservada por Deus como testemunha do Natal e da surpreendente graça de Deus!

Ore

Pai, graças te damos pela história de Ana, que nos mostra que idade avançada e longos períodos de tempo também estão incluídos em teu maravilhoso plano. Obrigado por nos incluir também. Em Cristo. Amém.

Pense

Natal é testemunhar a Graça de Deus!