segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cores que se completam - Laranja e turquesa

http://www.weddingaces.com/wp-content/uploads/burntorangeturquoiseandchocolatebrown1.jpg

Organização/Cozinha - Parte I

Ando meio neurótica com organização, uma casa cheia de homens não é fácil de se manter organizada. Sem se dizer o tempo todo que coloquem as coisas nos seus devidos lugares, que não deixem nada espalhado, etc. é um horror! Confesso que por aqui a coisa tá saindo do controle, do meu é claro pra eles tudo normal! A bagunça está bem generalizada, mas resolvi colocar ordem no quartel, afinal sem organização se perde totalmente o controle. Perder tempo procurando algo que teima ficar fora de seu devido lugar (muita gente em casa os objetos costumam ter vida própria, andam pela casa toda) é irritante. O Dan que o diga, seus lugares preferidos: caixa do Home Teather e violão do pai, sumiu alguma coisa pequena, são os primeiros lugares que procuro! 



Resolvi começar pela cozinha, afinal ela é utilizada todos os dias, várias vezes e por todos. É impossível frequentá-la sem fazer uma revolução seja no café da manhã, almoço ou no lanche, pelo menos por aqui parece que passou um furação!
Garimpando por aí e em imagens no meu HD, achei muita ideia legal e irei compartilhar com vocês dicas para colocarmos em prática.
Espero que gostem!

Partindo da ideia que arrumado não é o mesmo que organizado, nunca pense em manter tudo em seu devido lugar sem se importar no melhor lugar para cada coisa, pois isso é sinonimo de perda de tempo.É fundamental que se leve em conta como cada pessoa desenvolverá suas atividades dentro daquele ambiente, assim saberemos como e onde tudo poderá ser armazenado.


Sempre que possível escolha armazenar cada tipo de utensílio nos armários próximos das áreas que serão utilizados, louças do dia a dia e copos é ideal que estejam próximos a mesa e bancada, panelas e assadeiras junto ao fogão, armazene nas prateleiras  altas o que se usa pouco e nas baixas o que se quer sempre a mão, de uso frequente.

Com criatividade é possível solucionar alguns problemas como armazenamento de xícaras, ganchos em prateleiras são simples, dão resultado e se gasta pouco. Usar canecas gigantes para organizar talheres grandes e de uso continuo no fogão é uma boa saída. Xícaras em ganchos dentro dos armários, também funcionam, ganham espaço e diminuem o risco de quebra por não estarem empilhadas. Veja na imagem abaixo:


(imagem: joannahendersonphotoclock)


Instalar um nicho como o da imagem abaixo, deixa sempre à mão o que é mais utilizado no cantinho de refeição, seja em nichos, prateleiras, armários altos ou baixos a ideia é deixar de forma fácil tudo que se usa  no dia a dia. Cestos podem servir para organizar pequenos objetos, jogos americanos e talheres. Jarros, xícaras e pratos coloridos também estão expostos e por estarem bem combinados não vão contra a intenção de organizar.


Na imagem abaixo, fica a dica de se deixar sempre à mão utensílios como colheres maiores , escumadeiras e temperos próximos de onde serão utilizados, o fogão assim se ganha tempo.

(imagem: panelaterapia)

Armazenar louças e acessórios das mesmas cores , traz sensação de leveza, sem falar da facilidade em serem encontrados. É agradável visualizar cores iguais ou em harmonia juntas. Aproveitando a mesma imagem abaixo, fica também a dica de como guardar os rebeldes potes plásticos, que são indispensáveis em qualquer cozinha. O Segredo é manter as respectivas tampas em baixo de seu pote, perder horas a procura da cara metade de um pote deixa qualquer um irritado, não?

(imagem: viamulher)

Não é preciso que se gaste horrores para resolver certos tipos de problema! Se na sua casa a(o) Cheff é você e cada vez que vai ao supermercado traz um tempero diferente, imagino que precisa de espaço para condicioná-los, certo? Daí  ainda não deu para investir naquele sr. armário, ou então mora de aluguel! Calma a solução é simples e barato, invista em pequenas prateleiras ordene por tamanho, cores e tipos, assim ficará visualmente interessantes. Prático para usar e manter arrumado, criativo e barato sem falar que é despojado, não acham?



Ainda falando de prateleiras... para mim são como coringa na cozinha, cabem em qualquer lugar, são fácies de instalar, driblam bem pequenos espaços e armazenam bastante coisas, se você dispõe de pouco espaço use desse artificio, mas para não perder o ar de organização considere as dicas que já foram dadas acima.



Tem mais dicas vindo por aí nos próximo posts, aguardem!